A.M.A.H
Sobre
Sobre a AMAH

História da Administração Hospitalar em Moçambique

A administração hospitalar em Moçambique possui uma trajetória que se inicia ainda na época colonial, quando os hospitais eram geridos por autoridades portuguesas. Após a independência, em 1975, o novo governo criou, por volta de 1976, o Ministério da Saúde, responsável por desenvolver um sistema nacional e pela administração dos hospitais públicos – além de credenciar a criação dos hospitais privados.

Missão

Promover a excelência na gestão e administração de serviços de saúde, por meio do desenvolvimento profissional, do estabelecimento de padrões éticos e da defesa dos interesses da classe.

Visão

Ser reconhecida como referência nacional e internacional na promoção da capacitação e desenvolvimento profissional, na representação dos interesses da categoria e na contribuição para o avanço da gestão e administração dos serviços de saúde.

3 Anos de experiência em serviços médicos
História
O Surgimento da AMAH

Evolução da Formação dos Administradores

Diante dos desafios crescentes – como o planeamento de despesas, análise de custos, gestão de recursos tecnológicos, aquisição e manutenção de equipamentos, e a necessidade de um perfil profissional adequado – surgiram reuniões (realizadas virtualmente entre profissionais de diversas províncias) que culminaram na ideia de criar uma associação que reunisse e representasse os administradores hospitalares moçambicanos.

Foram formados 24 agentes (com nível de 7ª classe) e, em 1983, 13 técnicos (com nível de 12ª classe) para a administração das unidades sanitárias e sociais. Esses profissionais atuavam em diferentes níveis, desde centros de saúde até hospitais provinciais e centrais.

Em resposta à necessidade de profissionais com nível superior, o Ministério da Saúde (MISAU) enviou trabalhadores para o Brasil para formação em áreas como Administração Hospitalar, Administração Pública, Economia e Administração de Empresas.

Em 1999, foi encomendado um Curso Superior em Administração e Gestão Hospitalar, graduando 18 profissionais em 2003. Em 2004, o Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA) foi criado e, em 2009, formou os primeiros 17 administradores hospitalares para atuarem em diferentes níveis do serviço público e também no meio acadêmico.
Estatística
196+
Membros Inscritos
96+
Capacitaçõees Promovidas
4+
Premiações
Valores
Integridade, Compromisso e Responsabilidade Social.

Valores que entregamos

Excelência
Busca constante pela melhoria da qualidade dos serviços prestados
Profissionalismo
Compromisso com a ética e competência na atuação dos administradores
Colaboração
Valorização do trabalho em equipa e troca de experiências
Inovação
Estímulo à criatividade e desenvolvimento de soluções inovadoras
Resp. Social
Compromisso com o bem-estar da sociedade e com ações que promovam a melhoria da saúde pública.